Apesar das numerosas revoluções industriais, as atividades de mineração permanecem entre as ocupações de maior risco. Descubra como aproveitar ao máximo a digitalização e a tecnologia e aumente a segurança nas minas.
Mineração: uma atividade fortemente regulamentada, mas ainda arriscada.
“Apesar dos esforços consideráveis em muitos países, as taxas de morte, ferimentos e doenças entre os trabalhadores mineiros do mundo continuam altas, e a mineração continua sendo a ocupação mais perigosa em termos do número de pessoas em risco”, afirma o website da Organização Internacional do Trabalho.
Inúmeros esforços têm sido feitos por organizações e empresas em todo o mundo para reduzir os acidentes de mineração. Entretanto, a mineração continua sendo uma das indústrias mais freqüentemente citadas quando se trata de acidentes de trabalho. A Organização Internacional do Trabalho é responsável por estabelecer normas e políticas para garantir “trabalho decente para todas as mulheres e homens”.
Com relação à mineração, eles estabeleceram algumas etapas ao longo dos anos que as empresas devem levar em consideração ao definir diretrizes para alcançar locais de trabalho seguros. Estas diretivas incluyen, por ordem de prioridade:
- Eliminar o risco.
- Controlar o risco na fonte.
- Minimizar o risco.
- Usando equipamentos de proteção individual.
Para as três primeiras etapas, há uma infinidade de manuais e instruções sobre como agir e reagir quando ocorre um acidente. Eles incluem planos de evacuação, melhores práticas e padrões de maquinaria, procedimentos que são avaliados e melhorados a cada ano. A quarta etapa, equipamento de proteção pessoal, inclui regulamentos e o uso obrigatório de chapéus duros, óculos de segurança, proteção respiratória e auditiva, roupas refletoras e proteção das mãos e pés.
Mas o que ainda não é considerado é como a tecnologia poderia melhorar estas etapas e a possibilidade de incluir EPIs digitais, que não só cumpre a quarta regra, mas tem o potencial de eliminar, controlar e minimizar os riscos, e aumentar a segurança nas minas.
O EPI digital pode melhorar todas as quatro etapas de segurança.
Os EPI digitais são dispositivos tipicamente poderosos e leves, muitas vezes conectados a uma plataforma. Dependendo da tecnologia que incluem, eles podem oferecer diferentes possibilidades em termos de segurança e eficiência operacional. Por exemplo, botões de pânico para uma assistência rápida e especializada, reduzindo o tempo de resposta e, assim, minimizando o impacto. Eles têm a possibilidade de identificar, entre outros
- Trabalhar em altura.
- Golpes ou quedas fortes.
- Controle automático e em tempo real das permissões e licenças de trabalho.
- Delimitação de áreas restritas.
- Limites de velocidade.
- Situações perigosas, por exemplo, proximidade de máquinas ou veículos.
- Processos de evacuação.
Isto tem um impacto em toda a cadeia de segurança, pois não só o EPI digital se torna parte do equipamento obrigatório dos mineiros, mas também oferece amplas possibilidades para eliminar e gerenciar riscos.
O EPI digital também pode capturar informações valiosas em tempo real. As integrações de software e plataformas permitem coletar e analisar informações críticas em tempo real e de forma histórica. Você pode decidir suas regras, definir sua configuração e campeões de projeto para cada regra. Um alarme será acionado e enviado ao seu gerente designado quando o evento ocorrer.
As possibilidades são enormes. De mineiros que trabalham em espaços confinados poderem ser contatados em caso de emergência, seja um acidente pessoal ou uma evacuação em larga escala, para garantir o distanciamento social e o rastreamento de contatos no contexto pandêmico acima. Os mineiros não possuem telefones celulares porque são considerados perigosos em áreas produtivas, então como eles podem ser localizados e encontrados em caso de um forte golpe ou queda? Com o EPI digital, o tempo de resposta é reduzido, pois eles têm não apenas um botão anti-pânico, mas também localização em tempo real por razões de segurança.
A digitalização traz segurança e rentabilidade econômica.
Por último, mas não menos importante, a mineração e outros tipos de atividades industriais carecem hoje de dados e números operacionais e de segurança. Ao digitalizar seus equipamentos e operações, você pode obter informações críticas que são vitais para a melhoria pró-ativa dos processos de produção e segurança. De acordo com um relatório de 2020 do Fórum Econômico Mundial, a digitalização e os trabalhadores “conectados” trazem muitas melhorias e benefícios para a indústria, ainda mais do que sensores inteligentes, operações autônomas e plataformas integradas.
Finalmente, o relatório observa que as projeções de valor em jogo para uma empresa de mineração média “mostraram um aumento substancial em 2025 do EBITDA para um pioneiro digital versus um retardatário digital”.