Anuncio importante:  Drixit ha sido adquirido por Rombit.

Más información

Passo a passo: como incorporar Drixit em sua planta industrial.

Se você chegou a este artigo, é provável que tenha certo interesse em adicionar ferramentas digitais que permitam avançar para o próximo nível de segurança industrial: aprimorar a segurança de sua planta, equipar seus trabalhadores, ter dados organizados e, em geral, alcançar uma melhor gestão de segurança, própria do século XXI.

No entanto, pode acontecer que, à medida que você se informa sobre os diferentes produtos e soluções da Drixit, não consiga visualizar completamente como seria a implementação em sua planta de trabalho. Vamos contar para você aqui!

O que faz Drixit.

Drixit digitaliza os processos de segurança das empresas industriais, fornecendo tecnologia que permite que os trabalhadores desempenhem suas funções de forma mais segura. Além disso, fornece informações aos líderes de segurança, para que possam aprimorar a gestão e tomar decisões de segurança de forma proativa e baseada em dados.

A digitalização da segurança é realizada incorporando à operação diversos dispositivos tecnológicos, que não apenas protegem os trabalhadores na planta, mas também coletam as informações necessárias para os líderes de segurança. A seguir, falaremos sobre os diferentes produtos e soluções disponíveis.

Quais soluções existem.

Ao digitalizar a segurança de sua planta industrial, a escolha dos produtos dependerá de sua operação e necessidades. Antes de fazer um breve resumo de cada um, é importante saber que a plataforma Drixit e os Drixit Tags estão sempre incluídas. A plataforma recebe, organiza e apresenta aos líderes de segurança as informações dos dispositivos, e nela são configuradas as regras de segurança.

Vamos revisar brevemente nossos produtos:

  1. Plataforma Drixit: Permite digitalizar as regras de ouro de segurança, configurando quais eventos de segurança acionarão alertas personalizados e quem os receberá. Processa e apresenta todas as informações da operação em tempo real e histórico, para entender o que aconteceu, por que e quando, e aprimorar proativamente os protocolos de segurança.
  2. Drixit Taghttps://drixit.com/pt/produtos/tag: Um dispositivo portátil projetado para proteger trabalhadores industriais em ambientes de alto risco. Tem um design confortável e ergonômico, foi desenvolvido para operar em condições exigentes (resistente à água, poeira e certificado para atmosferas explosivas). Possui uma bateria interna de longa duração, um botão de pânico e um sistema de luzes para enviar alertas ao usuário.
  3. Drixit Spotter: Um sistema de detecção e prevenção de colisões projetado especificamente para ambientes industriais. É composto por uma combinação de tecnologia avançada, sensores e dispositivos de comunicação que trabalham juntos para garantir um ambiente de trabalho seguro.
  4. Drixit mobile app: O aplicativo móvel Drixit é uma aplicação que reforça os protocolos de segurança e a comunicação, projetada para proteger os trabalhadores da indústria que podem usar o celular (pessoal administrativo e logístico). Oferece funcionalidades semelhantes à Drixit Tag a um preço mais acessível. Possui dois módulos distintos que podem ser usados individualmente ou em combinação, de acordo com suas necessidades específicas: EPI virtual e Drixit Worker.

Passo a passo da incorporação do Drixit em sua planta.

Ao entrar em contato com a Drixit, um representante solicitará uma primeira reunião para apresentar a solução em sua totalidade e conhecer também suas necessidades e as características de sua operação.

O primeiro passo é realizar um “test day” (dia de teste); um dia completo na planta para mostrar o funcionamento das soluções no campo, revisar o terreno e suas particularidades. É o momento perfeito para conhecer as soluções em ação e em maior profundidade, esclarecer dúvidas e apresentar a Drixit a todos os envolvidos no processo e responsáveis pela tomada de decisões.

Depois que o “test day” é realizado e a empresa decide avançar, a Drixit propõe uma “POC” (prova de conceito), ou seja, um teste de conceito ou piloto por um tempo determinado e com um escopo de produtos limitado. Isso incluirá:

  • Dimensionamento.
  • Envio de documentação necessária.
  • Envio dos produtos.
  • Assistência técnica na implementação.
  • Treinamento da equipe.
  • Minuta e documento de encerramento.

O objetivo do piloto é validar que a tecnologia atende às demandas específicas, visando uma melhor gestão da segurança e a otimização dos processos por meio da digitalização. Sempre conta com um acompanhamento dedicado por parte da Drixit para esclarecer dúvidas e obter o máximo proveito da solução.

Depois que o piloto é concluído com sucesso, incorporando os ajustes necessários, o próximo passo consiste em elaborar conjuntamente uma projeção futura da escalabilidade da solução, para que a empresa possa digitalizar e automatizar seus processos em um contexto de transformação digital.

Tudo o que você precisa saber sobre a implementação técnica.

É importante entender qual impacto cada produto implementado terá sobre os trabalhadores e se altera significativamente a operação. Vamos revisar cada um individualmente:

  1. Plataforma Drixit: O software está disponível na nuvem, acessado com um acesso fornecido pela Drixit. Pode integrar-se a qualquer interface que tenha APIs abertas. Requer treinamento para os líderes de segurança, para que saibam como configurar as regras de segurança e interpretar as informações que a plataforma fornece.
  2. Drixit Tag: Tem uma colocação simples, com um clipe que permite prender facilmente no bolso ou cinto do operador. O trabalhador a coloca no início do dia de trabalho e a retira ao final. Sugerimos uma instância de treinamento para apresentar o produto, a forma de colocação, os benefícios de segurança e o significado das luzes (que variam de acordo com o alerta).
  3. Drixit Spotter: A Drixit envia manuais e informações necessárias para serem instalados nos empilhadeiras ou veículos pertinentes.
  4. Aplicativo móvel Drixit: O trabalhador precisa baixar o aplicativo e criar um usuário. Automaticamente, a Drixit configura o módulo desejado. Tem um design simples e intuitivo, mas pode ser sugerido um breve treinamento ou introdução para quem o utiliza.

Além dos produtos Drixit projetados para digitalizar e aprimorar a segurança da planta, existem alguns acessórios que requerem instalação, pois são parte fundamental para que a solução funcione corretamente.

  1. Docking Station/Hive: Ambos são produtos que permitem a alocação, carga e atualização de todas os Drixit Tags. Servem como ponto de atribuição e marcação; quando o trabalhador passa a credencial pelo leitor, é automaticamente atribuído a um Drixit Tag. A estação de acoplamento deve estar conectada a uma rede WiFi para a sincronização da atribuição com a plataforma.
  2. Drixit Beacons: Pequenos dispositivos instalados de forma muito simples em superfícies internas (paredes, colunas, etc.) para receber a informação emitida pelo Tag e enviá-la à plataforma, garantindo cobertura total da planta.
  3. Instalação do Gateway LoRaWan: Similar a um roteador WiFi, projetado para enviar pacotes de informação a longas distâncias. Junto com os beacons, permite e habilita a troca de informações entre os Drixit Tags e a Plataforma.

Para iniciar o piloto, a equipe da Drixit se aproxima da planta para treinar e auxiliar nas instalações, tanto do Drixit Spotter (se escolhido) quanto dos Drixit Beacons. O tempo de instalação depende da superfície total, mas geralmente não passa de um dia de trabalho. A solução costuma estar totalmente operacional dentro de três semanas.